segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Lasik

Então, pra quem não sabe eu sou cega de pai (porque minha carga genética de grau de cegueira veio dele). Há 21 anos que eu uso óculos e vejo a cada ano essa porcaria aumentar e me dá desespero, porque há uns 4 ou 5 anos percebi que nem por milagre eu enxergo de óculos, principalmente no olho esquerdo.
Eu tenho (resumindo) 5,5 de miopia e 3 de astigmatismo, e segundo o médico o astigmatismo e a alta miopia que não me deixam enxergar.
Até acostumei a não ver placa de ônibus ou pedir o caderno emprestado para copiar as coisas, porque não enxergava nem por decreto a lousa.
Mas sabe como é né, isso enche o saco por demais. Sem contar que usar óculos de grau não é nada legal, esteticamente falando.
Então eu sempre quis fazer a cirurgia de correção de grau, a Lasik (já explico o que é). E finalmente (obaaaa), o médico autorizou. Fiz os exames pré-operatórios de topografia e paquimetria, para medir a espessura e regularidade da córnea e por esses exames ele me liberou e disse que provavelmente eu consiga uma melhor visão depois da cirurgia. O mínimo que pode acontecer é eu ficar do jeito que estou agora, só que sem óculos.
Eu não faço isso particularmente por estética, mas sim pra ver melhor. Claro que ficar sem óculos é muito tentador, mas nunca faria nenhuma cirurgia que seja apenas pela aparência.
Mas confesso que estou com medo, por nunca ter passado por cirurgia alguma e com medo de que algo dê errado. Ainda mais com peso na consciência de ter que faltar a uma orientação na fase de finalização do TCC.
Bom, hoje tem consulta para o médico me explicar o procedimento. Depois eu conto o que ele me disse.


O que é LASIK?
Trata-se de um método cirúrgico que corrige erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia utilizando a energia do Excimer Laser, uma das formas mais conhecidas e seguras de laser.
LASIK é a abreviatura do nome do procedimento: Laser In Situ Keratomileusis. Embora não resolva todos os problemas, o LASIK é o que existe de mais sofisticado no tratamento de miopias entre 0,50 e 12,00 dioptrias, astigmatismos até 7,00 dioptrias, certas hipermetropias até 6,00 dioptrias, bem como alguns astigmatismos compostos com miopia ou hipermetropia.

Como funciona
Em condições normais, a luz que passa pela córnea e cristalino é focalizada sobre a retina. No entanto, a visão raramente permanece perfeita durante toda a vida. Em alguns casos, a luz é focalizada na frente da retina. Em outros, atrás. Na cirurgia LASIK, o oftalmologista utiliza um feixe de laser extremamente preciso para remodelar a córnea, de tal modo que a luz seja focalizada de forma adequada na retina (mácula) do paciente.

Na correção da miopia, o cirurgião utiliza o laser para "aplainar" a superfície, capacitando o olho a focalizar a luz diretamente na retina.

Na correção da hipermetropia, o laser é utilizado para tornar a borda externa da córnea plana. Dessa forma, a porção central se projeta, aumentando o grau.

Na correção do astigmatismo, o cirurgião utiliza o laser para remodelar algumas áreas da córnea, tornando planas as partes mais irregulares e deixando-as mais elípticas.

Na técnica do LASIK, o cirurgião faz um corte, semelhante a uma fatia ou lamela nas camadas mais anteriores da córnea, tomando o cuidado de deixar um dos lados desta “lamela” aderido a córnea. A seguir, ele levanta esta lamela de tecido e aplica o Excimer Laser, remodelando a córnea. A seguir, a lamela é recolocada no lugar, como se fosse uma tampinha. Em poucos dias, esta lamela é completamente reintegrada à córnea.

Na técnica cirúrgica chamada PRK, o laser é aplicado diretamente sobre o tecido corneano superficial, o que leva a um pós-operatório um pouco mais doloroso, porém, bem indicado em casos especiais.

Com o LASIK, a cirurgia é praticamente indolor, sendo realizada a aplicação de colírio anestésico. O procedimento é ambulatorial e dura, em média, cinco minutos. A alta se dá imediatamente após a intervenção cirúrgica. Como não há abrasão da córnea, o LASIK requer pouca cicatrização. No dia da cirurgia, a visão ainda é borrada. No dia seguinte, melhora de maneira significativa, permitindo que o paciente volte às suas atividades normais.

Você é um bom candidato ao LASIK?
Muitos fatores importantes influenciam a recomendação do LASIK:

Idade - o tratamento geralmente é recomendado para pacientes com 18 anos de idade ou mais.

Tipo de distúrbio - o LASIK trata a maior parte dos erros de refração. No entanto, não corrige doenças como glaucoma, catarata ou presbiopia (necessidade de bifocais).

Grau de miopia - o tratamento cirúrgico da miopia é recomendável somente para pacientes que apresentam até -12 dioptrias.

Grau de hipermetropia - no caso da hipermetropia, o LASIK geralmente é recomendável somente para pacientes que apresentam até +6 dioptrias.

Grau de astigmatismo - para tratar astigmatismo de até 7 dioptrias.

Estabilidade do grau - as refrações devem estar com até 0,50 dioptrias de diferença da sua receita do ano anterior.

Cuidados antes da cirurgia
1) Não usar nenhuma maquiagem ou creme no rosto no dia da cirurgia.
2) Tomar banho e lavar bem a cabeça e rosto.
3) É importante estar acompanhado de um adulto ao vir e ao deixar a 00clínica.
4) Usar roupas confortáveis e fáceis de serem trocadas ao se dirigir à 00clínica.
5) Deixar objetos de valor em casa (relógios, brincos, colares, etc...).
6) Quando for convênio, não esquecer de trazer a guia para a cirurgia 00(autorização).

Cuidados depois da cirurgia
1) Comparecer fielmente às consultas marcadas para acompanhamento do
----pós-operatório, pois elas são de extrema importância.
2) Lavar as mãos antes de pingar os colírios.
3) Pingar os colírios conforme orientação médica não sendo necessário
00acordar durante a noite para fazer uso dos mesmos.
4) Se o paciente pratica alguma atividade física de rotina, consultar o 00médico para saber quando poderá voltar a atividade.
5) Evite coçar os olhos.
6) Procure utilizar lenços apropriados para a limpeza na região do olho 00operado.
7) Pode assistir TV e ler desde que esteja se sentindo bem.
8) Procure piscar completamente e repetidas vezes pois esse 00procedimento é muito importante.
Fonte: http://www.institutodonato.com.br/cirurgias/refracao.html


Um comentário:

Thaís disse...

Ai, como essa minha amiga é dramática. Claro que vai dar super certo....e não se preocupe em faltar na orientação...eu aguento as musiquinhas..hahahaha

Search this Blog