segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Eu tentei ajudar...

Pouco depois do carnaval minha vizinha veio avisar que uma gata estava no vão da churrasqueira dela e que ela tinha parido 6 gatinhos. Ela não sabia o que fazer, então a deixou lá e não demorou muito a gata levou os filhotes embora.
Não tivemos mais notícias da gata por alguns dias até que outra vizinha (duas casas de distância da minha) disse que achou a gata e os gatinhos no quintal quando for tirar o mato (sim, no interior os quintais têm mato e conseqüentemente as pessoas roçam ou carpem para não deixar uma mata atlântica no lugar).
Neste domingo achamos a gata e a ninhada dela no quintal de casa. E o que fazer? Esperar segunda-feira para ver se ela não ia embora com os filhotes. Ela não foi embora e ainda está no meu quintal.
O que eu fiz? Liguei para a Zoonoses, a entidade que seria responsável por recolher animais de rua. Mas a resposta que me deram é que não recolhem e disseram para ligar para ONGs. Liguei para o projeto da prefeitura chamado de Projeto Bicho Legal e eles não recolhem e me disseram, com todas as letras, que o problema era meu.
Ora, se eu jogasse a gata na rua, num terreno vazio, no lixo, certamente iriam aparecer trezentos mil órgãos e entidades de proteção aos animais me processando e multando.
A única coisa que eu quero é que a gata e os gatinhos sejam recolhidos do meu quintal, não tenho condições de ficar com eles. Mas para a prefeitura de Jundiaí e as ONGs da cidade isso é humanamente impossível. Ou seja, se algum animal aparecer na sua casa, conforme-se que você precisa e é obrigado a ficar com o animal, mesmo que não queira ou não tenha condições.
E de que servem as ONGs que tanto brigam, defendem e querem os bens dos animais? Se a cidade não tema brigo, obrigue o lugar a ter. Há tempos eu leio a necessidade da cidade em ter um abrigo, tanto para os animais de rua, quanto para o projeto Mata Ciliar que cuida de animais selvagens.
Qual é o problema dessas ONGs então? Elas fazem guerra para ver um animal adotado e agora vão deixar uma gata e seus gatinhos desamparados? Qual é mesmo o propósito delas?
Eu tentei ajudar, e não há como negar que eu gostaria muito que esses gatinhos saíssem do meu quintal e fossem para um abrigo receber comida e tratamento decente. Liguei para mundos e fundos e ninguém me ajudou, deu uma luz ou se prontificou a arrumar alguém que os venha buscar.
Então é assim; querer ajudar é pior do que se eu quisesse dar um fim nos animais. Então os órgãos de defesa dos animais e a prefeitura não podem reclamar dos animais abandonados, já que quando queremos ajudar, ninguém ajuda.
Bom, se ninguém vier recolher os gatinhos, o churrasco do final de semana estará garantido. E quero ver algum defensor dos animais achar a piada de mau-gosto.
UPDAT!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Yes queridos leitores; uma boa alma veio agora de pouco recolher a gata e os gatinhos... eles estão são e salvos em uma clínica veterinária...
O Churrasco do final de semana foi cancelado =)
Final feliz para todos!!!
Continuando...

2 comentários:

Carlos Giannoni disse...

Vivian sou de Limeira, e aqui os animais não recebem muita atenção da zoonoses.

Não sei se você já teve a oportunidade de assistir na televisão - canal pago - um programa americano que é focado em dois aspectos. Mostra a rotina dos policiais - Lá existem equipes de policiais que só cuidam de casos de maus tratos a animais - e dos grandes centros veterinários que atendem os animais recolhidos. São grandes prédios com uma infra-estrutura impressionante, tem até psicólogo para os bixinhos para que eles possam posteriormente encontrar uma família que os ame de verdade. É um choque de realidade comparando com o Brasil. E quanto a uma grande parte das clínicas veterinárias do nosso país - pet shop - é mais banho e tosa e tratamentos superficiais nos animais que, muitas vezem morrem devido ao despreparo de muitos veterinários. Não sei se você concorda.

Mas afinal, qual o fim da gata e dos gatinhos?

João disse...

O papel das Ongs é de educar a população. Ou seja, castrar seus animais, vacinar e praticar a posse responsável (você primeiro tem que ter certeza de que quer mesmo o animal e irá se responsabilizar por te-lo, resumindo bastante). As Ongs também dão dicas de como proceder se você precisa encontrar um dono para o animal já que não pode ficar com ele. Algumas Ongs recolhem animais das ruas, castram, vacinam e abrigam o animal até encontrarem um dono. É um trabalho infinito que requer muito trabalho, estrutura e dinheiro, por isso não podem pegar todos os animais por aí. A Prefeitura tem um postura muito tímida em relação às causas animais, no geral só fazem campanha de vacina anti-rábica todo ano e só, obviamente porque é questão de saúde pública. Poderiam fazer muito mais que isso...

Search this Blog