sexta-feira, 15 de agosto de 2008

20º Bienal Internacional do Livro







Sim senhoras e senhores. Começou. A maior feira do livro começou. E claro que alguém que devora livros, como euzinha, não poderia deixar de ir. Balanço? Hum... leia


Um pequeno resumo do que é a feira:



"A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 14 e 24 de agosto, no pavilhão do Anhembi, traz uma homenagem ao Japão. O mote é o centenário da imigração japonesa, com palestras e lançamentos de livros relacionados ao tema. Quem for à feira encontrará livros de fotografia, de sociologia e antropologia, obras sobre a história da imigração japonesa no Brasil, a história do Japão e sobre artes, entre outros. Para as crianças, há opções de livros ilustrados e com lendas tradicionais. Outra oportunidade é conhecer mais sobre ética e filosofia nipônicas, por meio de lançamentos como “A Ética Budista e o Espírito Econômico do Japão”. O livro se aproxima mais de uma auto-ajuda do que um tratado acadêmico, tal qual fez o autor alemão Max Weber (1864-1920) sobre a ética protestante. “Moderna Cozinha Japonesa” também será lançado na Bienal e mostra a culinária moderna e tradicional daquele país oriental. Arnaldo Lorençato, crítico de gastronomia, escreve um capítulo inteiro sobre o desenvolvimento das comidas típicas do Japão no Brasil. A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paul conta com 350 expositores nacionais e estrangeiros nos 60 mil m² do pavilhão do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209) representando mais de 900 selos editoriais. O evento é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), sendo um dos maiores do mundo, ao lado da Feira de Frankfurt, e acontece entre os dias 14 e 24 de agosto, das 10 às 22 horas. Preços entre R$5,00 e R$10,00. "





Nunca imaginei que fosse tão fácil ir para lá. Descemos na Rodoviária do Tietê, pegamos o translado gratuíto (poxa, vendo assim, nem parece Brasil) e em menos de 10 minutos da nossa chegada a rodoviária estávamos dentro da Bienal. E por onde começar?


São tantos corredores, tantas opções, tantas pessoas... Que até dá para ficar tonto. Livros de todos os jeitos, os mais vistos (e baratos) eram os de auto-ajuda. Uma boa pedida para quem gosta.


Infelizmente achei o preço dos livros caros demais. Só salvou o stander do Sebo do Messias que achamos por lá, livros novos (praticamente) por R$ 6,00, R$ 15,00. Livros do Harry Potter por apenas R$ 20,00. Por isso que eu sempre amei sebos. Tudo o que você quiser levar por uma quantia mínima. Falando nisso preciso visitar de novo esse sebo, muito bom.


Vasculhando bem dá até para encontrar títulos interessantes por R$ 10,00. Pra quem gosta de ler, sempre é bom explorar novos assuntos e autores.


E o show a parte de livros imensos com poemas de autores brasileiros, bonecos gigantes do Hulk. Um banquete para os olhos.



Ah, e como falar de Bienal sem falar de São Paulo. Como eu adoro essa cidade. Me sinto melhor nela do que na minha terra natal. Tudo tão fácil, pessoas tão legais. Homens bonitos (só para variar um pouco).



O fato engraçado do dia fica para mim, é clarooooo.


Saindo da Bienal encontramos algumas pessoas vendendo revistas para ajudar na formatura. Eis que um deles, insistindo muito e vendo que eu só negava, começa a correr atrás de mim gritando: "então me leva pra casa com você". Eu falei: "Mas eu nem moro aqui" e ele:"num tem problema, me leva pra casa com você".


Pois é, vou falar o que? Bom, é melhor eu não falar nada mesmo.

PS: Putz, andar tudo aquilo lá cansa...

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog.

Parabéns!

Um abraço

Search this Blog