quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O problema em ser sincero

- Vou te perguntar uma coisa, mas tem que prometer que vai ser sincero.
- Ok, pode perguntar, eu sou sempre sincero.
- Gostou do meu texto?
- NÃO.
...
- Sua arrogante, invejosa. Esse texto é ótimo.
- Então porque perguntou?


Quem nunca passou por isso? A pessoa pede pra você ser sincera e depois reclama da resposta. As pessoas estão tão acostumadas com a falsidade social e a sempre receber elogios – ou pior a receber um elogio sem motivo, pois na maioria das vezes quem elogia nem leu ou viu o que está elogiando. É tão difícil assim lidar com críticas? Depende de quanto a pessoa está aberta para receber. Tem críticas construtivas e negativas.
As construtivas geralmente partem das pessoas sinceras que estão interessadas em acrescentar algo relevante e querem ver a pessoa se dar bem; com essas pessoas é bom conversar porque você sabe que sempre que precisar vai ter a visão exata daquilo que perguntou à ela. As negativas geralmente partem das pessoas invejosas que não tem a mesma capacidade para fazer o projeto, mas mesmo assim colocam defeitos inexistentes e dão sugestões de algo mirabolante que certamente dará errado. São as pessoas Filhas da Puta que vieram ao mundo só para foder com os outros.
Todo o trabalho que se faz está sujeito a criticas. Cada um tem uma maneira de pensar, uma visão das coisas. E é claro que cada um vai ter uma critica – relevante ou não a fazer sobre o que você produziu. O problema é se você vai aceitar ou não essa crítica.
As pessoas não estão mais habituadas a ouvir a verdade. Geralmente elas ficam acomodadas àquela falsidade de que tudo o que faz está bom, é lindo e vai fazer sucesso – quando na verdade é ao contrário, mas ninguém está nem aí já que quem vai se ferrar é você. Quando chega alguém realmente sincero é que a coisa fica feia; ela é taxada de arrogante, invejosa e metida. Tudo por conta da sinceridade.
Sou muito mais uma critica bem feita do que um elogio mal dado. Por isso mesmo que às vezes vejo pessoas – e eu mesma, sendo taxada de mal-humorada e arrogante por abrir mão da falsidade e se jogar na sinceridade. Que mal há nisso? Sinceridade não vai condenar ninguém a pena de morte ou será que as pessoas adoram viver no mundo de Alice?
Sinceridade nunca matou, nem vai matar ninguém. Não consigo entender quem prefira um elogio falso a uma crítica sincera. De nada adianta ficar feliz por algo que ninguém se importa o bastante para realmente ser sincero a respeito?
A falta de sinceridade só mostra o quanto a pessoa não se importa realmente conosco. E de pessoas assim eu quero distância.
Mas lembrando que a sinceridade não precisa ser ácida ou mal criada. Nunca exija perfeição de alguém se você nem de longe consegue chegar ao mesmo nível. Sinceridade é dar toques, fazer observações realmente relevantes. Não é por isso que a pessoa vai querer impor sua opinião ou seu jeito.
Praticar a sinceridade é algo tão bom. É como se tirasse um peso das costas da obrigação de ser “socialmente” agradável com todo mundo. Se acha que o trabalho ou o texto – seja lá o que for não está bom, diga, aponte o que pode ser melhorado.
Não há nada mais irritante quando alguém passa os olhos, vira de lado, dá de ombros e fala “serve”, “está bom”.

Ah e se você não gostou desse texto, seja sincero pelo menos...

Um comentário:

mLopes disse...

Gosto muito desse assunto. E fica mais interessante ainda quando aplicamos o tema ao mundo corporativo.

É impressionante como a falsidade impera majestosamente nas empresas e nas relações de trabalho. E o mais interessante é que o dito corporativo "ser uma pessoa política" consiste basicamente em falar o que os outros gostariam de ouvir, maximizando o elogio e minimizando a crítica. Esta última, inclusive, deve vir sempre revestida de palavras bonitas, por mais que não caibam no contexto.

Cansei de não poder dizer que o relatório estava ruim e ter que declamar que havia espaços para melhoria.

Pedi demissão. Sério, não aguentei nem 5 anos.

Search this Blog